Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2011

4

COMO EVITAR A VIOLÊNCIA


O corpo físico manifesta a raiva, o ódio, a vingança, mas ele não é nem a raiva, nem o ódio, nem a vingança. O corpo físico está no nível da explosão, ele se torna a própria explosão, mas ele não é o responsável pela explosão. Aqui estou tomando a palavra explosão por palavrões e outras tantas formas de violência – esse fenômeno tão presente e freqüente nos relacionamentos humanos.

Observe nossa sociedade: ela ataca o corpo físico, combate o corpo físico, pune o corpo físico, como se ele fosse o responsável pela violência. Mas com isso, a única coisa que a sociedade produz, é a dor, o sofrimento e perdas – muitas vezes irreparáveis.

Quem é o responsável por essa explosão, a qual conhecemos com o nome de violência? Se perguntarmos isso a um religioso, provavelmente ele dirá que a culpa é do diabo! Se perguntarmos isso as pessoas na rua, provavelmente elas dirão em maioria que a culpa é dos ladrões, dos assaltantes ou do trafego. Outro dia fiz essa pergunta a um intelectual, e ele disse-me que o problema da violência é decorrente da falta de educação. Então eu pergunto: os educados da nossa sociedade não violentam ninguém? Eles não arremessam palavrões contra as pessoas? Não brigam com tapar e pontapés? Será que eles não se vingam dos seus ofensores? Eles não mandam matar...?

Quem é o verdadeiro responsável pela violência? Vamos investigar! Observe: temos o corpo físico, mas por trás dele ainda existem outros corpos – aqui não falarei de todos, mas colado com o corpo físico temos o corpo dos sentimentos (Ex.: raiva) e depois o corpo dos pensamentos (Ex.: crença). Então, vem alguém e diz algo contra aquilo que pensamos/cremos e aí surge a raiva.

Raiva é o sopro do terceiro corpo (pensamento) no segundo corpo (sentimento) explodindo no primeiro corpo (matéria). Vou dar um exemplo para ficar mais simples: O que acontece quando injetamos ar dentro d’água? Surge uma bolha, que sobe inteira até a superfície da água onde explode – não é mesmo? O ar representa o pensamento, a água o sentimento, e a explosão a violência verbal/física. Uma vez que a bolha é criada, mais cedo ou mais tarde ela vai explodir! Então para que não haja explosão, algo tem de ser feito no campo do pensamento.

O Apostolo São Paulo disse que é preciso ter a Mente de Cristo: uma mente de mansidão e humildade. Se nossos pensamentos são compostos de mansidão e humildade, então será impossível que bolhas de raiva surjam em nosso campo emocional – o que também impossibilita o nascimento da violência.


Edson Carmo em - Mulheres INDO

4 comentários:

Ale disse...

Na correria cotidiana, na obstinação pelo ter, esquecemos que somos todos irmãos,


Infelizmente,

Lola disse...

Hola buenas noches¡¡
Espero que tengas un feliz fin de semana

“Vale la pena el desafío de las luchas de miles de mujeres, como una señal ética de relevante compromiso con los derechos humanos de mujeres y niñas, debemos avanzar en el camino de las luchas por todos y todas
Recordemos que la violencia no tiene status social, sino que es una cuestión cultural que visualiza a la mujer como alguien inferior. La invisibiliza, disminuye, la acaba física y moralmente, y es grave porque es el basamento de la casa y el hogar”, indicó al directora de la DPPDC.

Por todo lo anterior se trata de trabajar en conjunto con los sectores educativos, gubernamentales y medios de comunicación.

Arnoldo Pimentel disse...

Sempre lindas mensagens , parabéns.

Diaconisa Dalva Coutinho disse...

Graça e paz amadas. Achei exelente a Postagem sobre a violencia.A violencia física é horrivel .Mas tem uma violencia que deixas grandes marcas que é emocional. Essa eu sofri por 14 anos .Um dia fiquei livre dela e hoje estou só e aconselho a todas a orarem. Só Deus pode com os homens.Gostária de convidar as amadas a visitar o blog "Preço dos Encantos " Pois tem cartão virtual para vocês. Abraços Dalva